Qualidade em
Combustíveis para Aviação.
Piloto sua vida pode estar dentro de um
tambor!
Cuidado quando
for abastecer sua aeronave!
Os combustíveis de aviação são suscetíveis a oxidação
e a certos contaminantes, podendo sofrer alterações em suas características
originais, durante as fases de recebimento, armazenagem, manuseio e serviço.
Existem contaminantes que afetam os combustíveis de
aviação, os quais são extremamente nocivos, dentre eles os mais conhecidos são
Água, Partículas Sólidas (sujeiras das tubulações, ferrugem e etc.), Microorganismos
e Elementos tensoativos denominados de Surfactantes.
Para efeito de informação, há ainda a contaminação
por derivados de petróleo de maior ou menor densidade que o combustível de
aviação.
Contaminação por Água
Em regiões em que há grandes variações de
altitudes e, conseqüentemente, de temperaturas, a água colabora para a formação
de cristais de gelo, devido ao seu alto ponto de congelamento (0º C) em relação
ao combustível de Aviação, ocasionando o entupimento do sistema de distribuição
de combustível, contribuindo para o apagamento das turbinas e a conseqüente
queda da aeronave.
Contaminação
por Partículas
Essas partículas são capazes de produzir esgaste nas bombas, válvulas, mecanismos de controle, obstruem orifícios,
canalizações e bocais onerando os gastos de manutenção.
Essas impurezas são abrasivas e, se
acumuladas, podem danificar os elementos dos filtros, corroerem drasticamente
as peças do sistema combustível, permitindo a livre passagem de outros
contaminantes, aumentando, assim, os riscos de acidente com a aeronave.
Contaminação por organismos vivos
(fungos e bactérias)
Este tipo de contaminação ocorre,
efetivamente, pela formação de colônia de Microorganismos
que se alimentam, basicamente, dos compostos de carbono e hidrogênio, os
hidrocarbonetos, presentes no combustível, que após ingeridos e processados
pelo metabolismo das bactérias (fezes), transforma-se em orgânicos corrosivos,
responsáveis pela corrosão das ligas. Esses microorganismos originam-se dos
esporos, que são células assexuadas reprodutoras, cuja forma de vida é latente
e estão presentes livremente no ar, na água e no próprio combustível.
Quando encontram um ambiente propício para o
seu desenvolvimento, os esporos
transformam-se em organismo danosos ao combustível.
Contaminação
por agentes tensoativos de superfície
(Surfactantes)
Os agentes tensoativos de superfície, considerados
como fator favorável ao crescimento de microorganismos no combustível, são,
geralmente, substâncias polares que produzem uma redução da Tensão Interfacial da
água com o combustível.
Originam-se nos combustíveis em função dos produtos como
aditivos, detergente que são,
normalmente, responsáveis pelo aparecimento dessas substâncias nos
combustíveis, devido a elas estarem presentes na composição química desses
produtos.
Se a mesma se emulsionar formando gotas, estas
poderão não mais se decantar, devido a baixa densidade dos surfactantes em
relação a água, isto é, formam uma mistura homogênea. Uma pequena concentração(cerca
de 0,5 ppm) é suficiente para causar efeitos perigosos, como a falha dos
elementos captadores de água dos filtros separadores, que deixam de filtrar as
partículas sólidas microscópicas dispersas, fazendo com a as mesmas penetrem
e causem corrosão dos sistemas de
combustível das aeronaves.
Havendo
surfactantes, é possível percebê-los quando há o acúmulo de limo ou lodo de
coloração marrom nos elementos dos filtros ou na superfície do fundo do tanque.
Portanto, vale lembrar que a produção de bactéria cessa quando a água e os
surfactantes são corrigidos.
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